SOBRE A KUARUP | Kuarup

SOBRE A KUARUP

“O mais importante trabalho cultural em disco no País”
(Maria Helena Dutra, Jornal do Brasil)

A gravadora Kuarup foi fundada no Rio de Janeiro em 1977, pelo produtor Mario de Aratanha e o saudoso fagotista Airton Barbosa, do Quinteto Villa-Lobos. Logo em seguida, teve a adesão de sua codiretora, a socióloga e artista plástica francesa Janine Houard, que assina algumas produções e a maioria das capas do catálogo da Kuarup.

Hoje somos uma das principais gravadoras independentes do país. Especializada em música brasileira, possuímos cerca de 200 títulos em nosso acervo além da maior coleção de obras de Villa-Lobos em catálogo no país. O repertório traz choro, música nordestina, caipira, sertaneja, MPB, samba e instrumental entre outros gêneros.

Nossa política é produzir discos que juntem integridade cultural com excelência artística. Os discos da Kuarup são criados para agradar, são comerciais no melhor sentido da palavra, não são eruditos ou puramente étnicos como são geralmente os chamados ‘discos culturais’. “A Kuarup é a única gravadora brasileira cujo catálogo pode se orgulhar de ter 100% de acertos”, diz o jornalista e crítico João Máximo, do jornal O Globo.

No início de 2010, um grupo de acionistas de São Paulo adquiriu todos os direitos de marca e propriedade sobre o extenso e rico catálogo, dando novo fôlego à Kuarup com a distribuição da Sony Music. Para esta nova fase os investidores contrataram uma equipe experiente e pronta para o mercado fonográfico com novas ideias e conceitos que valorizam o artista e respeitam a verdadeira arte brasileira. A gravadora passa e ter atuação na edição de músicas e no mercado editorial de livros.

PRINCIPAIS PRÊMIOS

Dois Grammy Latino (EUA)
Dois Prêmios Tim
Um Prêmio Caras
Um Prêmio Rival BR
Dezenove Prêmios Sharp
Dois Prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)
Um Prêmio do Disco da Alemanha – Deutsche Schallplattenpreis

EQUIPE KUARUP

Direção Geral: Alcides Ferreira

Diretoria Artística: Rodolfo Zanke

Diretoria de Operações: Gilson Guilhermino

Produção e Atendimento: Camila Nascimento

Shows e Eventos: Camila Nascimento

Direitos Autorais e Música Digital: Paulo Novaes

Consultor Artístico: Carlos Savalla