Kuarup lança três livros de música do prestigiado jornalista e crítico Tárik de Souza | Kuarup

Kuarup lança três livros de música do prestigiado jornalista e crítico Tárik de Souza

No ano em que se comemora o centenário do samba, o jornalista e crítico musical Tárik de Souza lança pela editora Kuarup três obras de uma vez, uma delas é um livro abordando um dos ramais menos estudados do gênero musical centenário. Sambalanço, a Bossa Que Dança – Um Mosaico, obra que nasceu após mais de 15 anos de pesquisas sobre este estilo musical que brotou, em paralelo com o movimento bossa nova, e disseminou-se pelos repertórios de sucessos de Djalma Ferreira, Ed Lincoln, Miltinho, Elza Soares, Orlandivo, Pedrinho Rodrigues, Dóris Monteiro, um seleto elenco de compositores (Haroldo Barbosa, Luis Reis, João Roberto Kelly, Luis Antonio, Luiz Bandeira, Helton Menezes e até mesmo Carlos Imperial, Roberto e Erasmo Carlos) e um arsenal de afiados músicos (Durval Ferreira, Marcio Montarroyos, Rubens Bassini, Jadir de Castro, João Donato, Waltel Branco, Celso Murilo, Eumir Deodato, Lafayete).

O gênero que tomaria de assalto as paradas de sucesso do Brasil nas décadas de 50 e 60, é retratado agora de forma definitiva na obra que tem prefácio do historiador e crítico musical Zuza Homem de Mello. O livro descreve e desvenda o movimento musical não organizado de uma época regida por urbanização vertiginosa, para alguns retratada apenas pela revolução intelectualizada da bossa nova.

Os outros dois lançamentos são MPBambas Volume 1 e 2, livros que transcrevem entrevistas de grandes músicos e artistas do país exibidas no programa de TV homônimo pelo Canal Brasil sob a  forma de enciclopédia musical brasileira audiovisual. Nas obras MPBambas Volume 1 e 2Histórias e memórias da canção brasileira, editados pelo jornalista e crítico musical Tarik de Souza, o apresentador do programa, estão os melhores momentos de encontros com 28 grandes artistas brasileiros, convidados da atração semanal que foi ao ar entre os anos de 2009 e 2014. Comandado por um dos maiores críticos musicais do Brasil sob a direção de Darcy Burger, ela condensava em quase 30 minutos de duração histórias e memórias de ases da canção brasileira. Sem a limitação da TV, os livros trazem gravações completas (e depoimentos inéditos) dos artistas entrevistados, reveladas nestas edições com exclusividade.

O trabalho de degravação do material bruto foi feito em um ano pela empresa IAI Digital e agora é lançado em livros pela gravadora e editora Kuarup, com notas e comentários do crítico, e prefácio do músico e diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça. Nestes primeiros volumes da série, destaque para grandes bambas da música popular brasileira como Milton Nascimento, Beth Carvalho, Hermeto Pascoal, Johnny Alf, Paulo Vanzolini, Nana Caymmi, Renato Teixeira, Dona Ivone Lara, Altamiro Carrilho, Chico Anysio (pela primeira vez falando sobre sua obra musical), Elza Soares, Roberto Menescal, Dóris Monteiro, Sueli Costa, Gal Costa, Zeca Pagodinho, Cauby Peixoto, Dominguinhos, Carlos Lyra, Inezita Barroso, Monarco, Wagner Tiso, Billy Blanco, Nei Lopes, Luis Vieira, Ademilde Fonseca, Getúlio Cortes e Marlene.

Saiba os novos lançamentos da Kuarup

Conheça todos os artistas do acervo

Veja todas as notícias sobre  a gravadora Kuarup

radio kuarup