Zeca Assumpção | Kuarup
ZecaAssumpcao

Zeca Assumpção

    Curtiu Zeca Assumpção?

Zeca Assumpção

Instrumentista e contrabaixista, Zeca Assumpção estudou música, arranjo e composição na Berklee College of Music, em Boston, Estados Unidos. Foi aluno de John Neves, William Curtis, Herb Pomeroy, Ron McLure e Gary Burton. De 1974 a 1977, o arranjador e compositor atuou em shows e gravações com Hermeto Pascoal. Em 77, fundou o Grupo Um, com Lelo Nazário e Zé Eduardo Nazário, atuando até 1979. Na parceria de dois anos com a dupla de músicos gravou o LP Marcha Sobre a Cidade. Paralelamente, começou a trabalhar com Egberto Gismonti. Em 1981 e 1982, integrou, juntamente com André Dequech, Mauro Senise e Robertinho Silva, o conjunto Alquimia.

Com a reunião dos músicos, participou da criação e lançamento do o LP Alquimia. Em 1984, fez parte do quinteto de Radamés Gnattali. Assinou arranjos para discos de Caetano Veloso, Virgínia Rodrigues, Carlinhos Vergueiro, Sueli Costa e seu último trio, além da colaboração no CD Piazzolando, projeto dedicado ao compositor argentino e lançado pela gravadora Kuarup em 1992.
Escreveu composições para televisão, curta-metragem, desenho animado e dança contemporânea, tendo criado as trilhas para as coreografias Ma, Folia II e Aquilo de que Somos Feitos, de Lia Rodrigues.

Compôs as trilhas sonoras dos filmes de longa-metragem Barrela, de Marco Antônio Cury, e Matou a Família e Foi ao Cinema, de Neville de Almeida, e também do documentário Amazon Encounter, sobre o encontro internacional dos Índios no Xingu. Criou as trilhas sonoras das exposições Caixa de Folia, comemorativa dos 60 anos da Missão Folclórica, realizada no Museu da República, no Rio de Janeiro, Coração dos Outros – Saravá, Mário de Andrade!, realizada no Sesc Belenzinho em São Paulo e Expedição Animada à Terra Pappagalli, realizada no XVII Festival Internacional de Teatro de Marionetas de Tolosa, na Espanha.

Atuou com Egberto Gismonti durante 20 anos (de 1978 a 1998), em duo, com o grupo Academia de Danças e em outras formações. Com o instrumentista e compositor, realizou várias turnês e gravou os discos Zig Zag, Música de Sobrevivência, Infância, Sanfona, Nó Caipira, Em Família e Sonhos de Castro Alves.

Em 1998, lançou o CD Caixa de Folia, com o registro da trilha sonora do espetáculo Folia II, de Lia Rodrigues. Ainda nesse ano, lançou, ao lado Nando Carneiro, o CD Catavento, com apresentações na Europa, Austrália e Estados Unidos. Foi contemplado com o prêmio de Melhor Trilha Sonora no XXIII Festival de Cinema de Brasília, com o filme Barrela, além de ter recebido indicações para o Prêmio Mambembe (1996) pela trilha de Folia II, integração de linguagens música e dança. Em 2000, sagrou-se vencedor do Prêmio RioArte de Dança, na categoria Melhor Trilha Sonora, conferido pela prefeitura do Rio de Janeiro, pela música de Aquilo de Que Somos Feitos.

Ao longo de sua carreira, atuou em shows e gravações com artistas como Victor Assis Brasil, Nelson Ayres no disco Mantiqueira, Claudio Roditi, Joyce, Wagner Tiso no disco Toca Brasil, Elis Regina, João Bosco no disco Na Esquina, Chico Buarque nos trabalhos Chico Buarque ao Vivo em Paris, Francisco e Chico Buarque, Robertinho Silva no álbum Speak no Evil, Caetano Veloso nos CDs Livro, Fina Estampa e Fina Estampa, ao Vivo, Gal Costa, Ná Ozzetti no disco , Luis Bacalov, Benny Carter, Mario Adnet nos discos Para Gerschwin e Jobim e Villa-Lobos, Coração Popular, Zé Miguel Wisnik no trabalho São Paulo Rio, Marlui Miranda no disco Olho-D’água, João Carlos Assis Brasil no CD Self Portrait – Assis Brasil por Assis Brasil, lançado pela gravadora Kuarup, Hugo Fattoruso no disco Oriental, Lelo Nazário e Rodolfo Stroeter no disco Mundo, Mauro Senise no álbum Jade, Nenê (Realcino Lima) no disco Bugre, Carlinhos Vergueiro e Dorival Caymmi, entre outros.

Entre os intérpretes de suas composições artistas como Nelson Ayres, Milton Banana, Grupo Um, Alquimia e Rodolfo Stroeter. Em 2004, formou, com Nando Carneiro (violão), David Ganc (flautas) e Mingo Araújo (percussão), o Luxo Artesanal Quarteto.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

Confira os novos lançamentos da Kuarup

Conheça todos os artistas do acervo

Veja todas as notícias sobre  a gravadora Kuarup