Luciana Pires | Kuarup
Luciana Pires

Luciana Pires

    Curtiu Luciana Pires?

Luciana Pires Bichuette

22/10/1990 – Baurú – São Paulo

Cantora e compositora, Luciana Pires é uma das novas sensações da música popular brasileira. Nascida em Bauru, no interior de São Paulo, em 22 de outubro de 1990, começou a estudar violão com oito anos e logo iniciou suas composições. Com apenas 17 anos, compôs a música Fim de Tarde com Você, que a levou ao primeiro disco independente, gravado em dezembro de 2008 no estúdio Flap em São Paulo, e lançado no Bar des Arts, na capital paulista, em maio de 2009.

A música atraiu também a atenção dos produtores do Programa do Jô, da TV Globo, e Luciana foi convidada para gravar musical em agosto de 2010. Em seguida, foi contratada pela Gravadora Kuarup, para lançar um novo disco. Seu segundo CD, Deixe com o Destino, distribuído pela Sony Music, foi lançado em setembro de 2011 com show na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo. O disco chegou a figurar na lista dos 20 mais vendidos da rede de lojas.

O trabalho foi produzido por Carlos Savalla, experiente profissional que conta com um currículo invejável na música brasileira. O produtor participou da gravação de trabalhos de vários artistas, como Djavan, Legião Urbana, Paralamas e Erasmo Carlos, de quem foi também assistente de produção. E assinou a produção musical de discos de Herbert Vianna e Pato Fu, além de trabalhos contemplados com discos de ouro e platina dos Paralamas.

Na contramão da indústria fonográfica, para o repertório do CD, foram escolhidas pela artista músicas que nem de longe parecem escolhas óbvias, como Vesti Azul (de Nonato Buzar), Não Adianta Nada (de Fred Jorge) e Vento Novo (de Tito Bahiense). Há também canções consideradas pérolas do cancioneiro popular brasileiro, como Samba do Perdão (de Baden Powell e Paulo César Pinheiro), Menino Bonito (de Rita Lee), Valsinha (Vinícius de Moraes e Chico Buarque) e Teu Sonho Não Acabou (de Taiguara).

Da mesma maneira que podemos ouvir clássicos da MPB na voz de Luciana, a cantora fez questão de escolher a dedo canções inéditas de compositores renomados, como Ação Entre Amigos de Danilo Caymmi e Dalmo Medeiros, e Dorei, de Carlos Colla, autor de vários sucessos, como Falando Sério, na voz Roberto Carlos.

O disco não tem escolhas musicais óbvias, como podemos perceber, mas recebe um time de convidados muito especiais como o gaitista Milton Guedes, o guitarrista e cantor Celso Fonseca, o contrabaixista Pedro Baldanza e a Orquestra de Câmara Paulista.

A artista mostra também o seu lado compositora em cinco canções: Você Vai Lembrar e Fim de Tarde Com Você, músicas que já são sucesso em seus shows, a faixa-título Deixe Com o Destino, além de Olhos Claros e Chuva de Ilusão, com a participação da Orquestra de Câmara Paulista e regência do maestro Branco Bernardes.

As canções de Luciana Pires seguem a tradição romântica das grandes compositoras brasileiras, como Dolores Duran e Sueli Costa, homenageada no CD com a regravação da música Dentro de Mim Mora um Anjo.

Compositora de músicas românticas na melhor tradição de artistas brasileiras como Dolores Duran, Joyce e Sueli Costa, Luciana é dona de um timbre de voz diferenciado, que lembra grandes cantoras de jazz, como Norah Jones, e a destaca no time de jovens e talentosas mulheres que marcam presença na MPB atualmente.

O trabalho de Lupi, como é chamada carinhosamente pelos músicos, é uma reverência à música brasileira de excelência, que conquistou corações e mentes pelo mundo, seja através de suas próprias composições, seja nas regravações ou nas músicas inéditas que selecionou para gravar. Seu primeiro grande desafio foi a abertura do show da artista Maria Gadú, em Santo André, na Grande São Paulo, em maio de 2011.

Além de música para gente grande, Luciana Pires também viveu uma charmosa porquinha na série Porco e o Magro, programa de educação financeira para crianças produzido pela BM&FBOVESPA e veiculado pelo Discovery Channel e pela TV Futura, da Fundação Roberto Marinho. Sua “Porgy” é bem menos dramática que a original de George Gershwin. Foi composta pelo premiado Helio Ziskind, autor de clássicos infantis dos programas Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Cocoricó.

Estudante de jornalismo, Luciana gosta de devorar biografias de grandes cantores e compositores brasileiros, além de ouvi-los sempre que pode nos intervalos entre as aulas e os shows. Diverte-se compondo e tocando na chácara onde mora em Bauru e trocando impressões sobre a vida e a música com os milhares de amigos no Facebook, onde seus fãs podem segui-la. Também pela Internet, em seu site www.lucianapires.com.br, em seu canal no YouTube ou no site da Gravadora Kuarup, é possível ver, ouvir e curtir Luciana Pires.

Fonte: Carlos Savalla, produtor e pesquisador musical – Abril 2011

Confira os novos lançados da Kuarup

Conheça todos os artistas do acervo

Veja todas as notícias sobre  a gravadora Kuarup