Léo Versolato | Kuarup
Léo Versolato

Léo Versolato

    Curtiu Léo Versolato?

Leonardo Toffoli Versolato

 17/10/1986 – São Paulo – São Paulo

 

Léo Versolato, 26 anos, é o novo artista da Kuarup. Cantor e compositor, Léo está gravando seu primeiro disco autoral, com produção musical de Pedro Baldanza, experiente contrabaixista que já tocou com grandes artistas da MPB como Elis Regina, Ney Matogrosso, Zizi Possi e Sá & Guarabira. O álbum está sendo gravado no Estúdio do Gato.

Nascido em São Paulo, o compositor sempre teve contato com a linguagem musical em seu cotidiano. Desde os cinco anos de idade o instrumentista é envolvido com a música. Na infância e adolescência estudou piano em conservatórios musicais e aulas particulares com professores renomados do meio artístico de São Paulo. Beethoven, Mozart, Chopin, Debussy, Wagner, Fauré e outros compositores da escola ocidental erudita se tornaram muitas das influências melódico/harmônicas em suas composições.

Estudou também violão popular, o que lhe proporcionou conhecer e ter influências de compositores da música popular brasileira como Tom Jobim, Ivan Lins, Djavan, Milton Nascimento e todos os mineiros do Clube da Esquina, além dos Beatles, sua banda predileta.

Em 2005, ao prestar concurso para a ULM (Universidade Livre de Música/Centro de Estudos Musicais Tom Jobim), elegeu como instrumento principal o contrabaixo elétrico. Lá, teve a oportunidade de aprender e desenvolver sua musicalidade além de estudar com profissionais como Celso Pixinga, Gabriel Bahlis e Mario Andreotti. O estudo o levou a integrar a Orquestra Jovem Tom Jobim, dirigida pelo maestro e saxofonista Roberto Sion. Entrou no curso de composição e regência na Faculdade de Música Santa Marcelina e atualmente trabalha como produtor musical.

O compositor se sente livre para criar em ritmos diversos, buscando valorizar sua música, com harmonias elaboradas, divisões de tempo imprevisíveis, arranjos que utilizem os vários naipes de instrumentos de uma orquestra, valorizando a escrita musical e o repertório pessoal adquirido até então, em música.