Giovanna Farias | Kuarup
Giovanna Farias

Giovanna Farias

    Curtiu Giovanna Farias?

Giovanna Pessoa Farias

 26/05/1970 – João Pessoa – Paraíba

Giovanna Farias nasceu em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no dia 26 de maio de 1970. Filha do músico e compositor Vital Farias, a artista paraibana já sabia desde os dois anos de idade que seria uma cantora.  A primeira apresentação profissional aconteceu em 1984, no teatro Castro Alves, em Salvador, como convidada de seu pai na primeira apresentação do projeto Cantoria, ao lado dos músicos Elomar, Geraldo Azevedo e Xangai. O show itinerante do grupo percorreu diversas capitais do país nos anos 80, mostrando a rica música contemporânea brasileira.

Com forte influência musical do País e tendo como inspiração principal, seu pai, músico que conhece tão bem as raízes da música popular brasileira, Giovanna cresceu ouvindo Elis Regina, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil entre outros artistas. São várias as influências da cantora, desde a música sacra e barroca de Mozart , a erudita pelas obras de Villa-Lobos, a melodia mineira de Paulinho Pedra Azul, Fernando Guimarães, Paulo Amorim, as cantorias de viola e a raiz caipira, nas obras das duplas Tonico & Tinoco, Alvarenga & Ranchinho e Pena Branca & Xavantinho. Outras fontes de inspiração de Giovanna Farias são Almir Sater, Renato Teixeira e o cantor, compositor, cantador e apresentador Rolando Boldrin.

Fã incondicional dos Beatles, grupo que a cantora admira e que a fez ouvir, pensar e entender de uma maneira muito pessoal e intransferível a música estrangeira, Giovanna acredita que a música muito mais se sente do que se entende.

Autodidata, Giovanna Farias se considera uma cantora universal sem preconceitos, fronteiras ou barreiras musicais. Uma cidadã do mundo a serviço da arte, educação e cultura. Ao lado de seu pai, Vital Farias, percorreu diversas capitais brasileiras entre 1984 e 2000, como convidada do músico em seus espetáculos itinerantes pelo país.

A artista participou de obras dos compositores Acyr Guimarães, Gilvan Santos, Johnny Maestro e Fernando Guimarães. Atualmente a cantora estuda violoncelo, uma grande paixão desde sua adolescência. Pretende se profissionalizar e utilizar o que aprender no instrumento em seus shows e trabalhos musicais. No momento a cantora prepara repertório para gravação de seu primeiro disco.